O
falsos democratas, hipocritas, querem calar minha voz... Deus abençoe
essa gente e me dê forças pra continuar lutando pelo que é de direito,
elogiando e/ou criticando sem jamais perder a ternura!
Josa Rabelo
Josa Rabelo
| SECA: ENTIDADES DISCUTEM, NO RECIFE, PROPOSTA DE PLANO DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO |
|
O
documento produzido nesse encontro será apresentado aos governos
Federal e dos estados do Nordeste, no dia 20 de março, durante uma
reunião prevista para acontecer na capital pernambucana.
Nesta
quinta, a proposta é debater um conjunto de diretrizes, que possam
subsidiar os governos, tomando por base as experiências desenvolvidas
por instituições e movimentos, e que têm possibilitado uma vida mais
digna para famílias agricultoras, mesmo nos períodos de estiagem. No
debate, estão questões como tecnologias sociais, infraestrutura hídrica,
organização da produção, soberania e segurança alimentar e nutricional e
meio ambiente.
Devem
participar da reunião, representantes da Confederação Nacional dos
Trabalhadores na Agricultura (Contag) e das Federações de outros estados
do Nordeste, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil Nordeste
2, Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), Central Única dos
Trabalhadores (CUT/PE), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST),
Cáritas NE2, Centro Sabiá, além do deputado estadual Manoel Santos e
integrantes da Comissão SOS Seca, da Assembleia Legislativa da Paraíba.
|
Por
Nill Júnior
|
| PRESIDENTE DO CONSELHO DE USUÁRIOS DE BROTAS DIZ QUE ESTADO NÃO FAZ SUA PARTE E QUE BARRAGEM "É TERRA DE NINGUÉM" |
|
“A
menos de um ano fazemos parte desse conselho e os problemas são muitos.
Recebemos várias denúncias sobre uso não racional. Fizemos levantamento
e identificamos quase 40 bombas, oficiamos a APAC e foi feito
cadastramento dos usuários, que agora utilizam água racionalmente, com
hidrômetros”.
Ele
afirmou que em virtude da estiagem, é normal que mais animais procurem e
leito de Brotas. “ Todos os seres vivos buscam sobrevivência. O animal
não planeja mas busca viver”, afirmou, alegando que tem tido contato
com as polícias e outros órgãos informando, mas que não tem poder de
polícia e que falta identificar os proprietários por parte de quem
denuncia para que sejam citados.
“O
Conselho denuncia e aconselha. Mas mesmo as polícias tem dificuldades
de fiscalizar”. Segundo ele, os problemas denunciados apenas comprovam a
ineficiência do estado. “O Conselho de Usuários é consultivo, não tem
poder de polícia e tem encaminhado as questões. Mas o que acontece é que
nem Governo do Estado, nem Prefeituras, ninguém cumpre seu papel,
apesar dos encaminhamentos que fazemos”.
Segundo
ele, outros problemas graves são : pescaria desenfreada, assoreamento
do leito, dejetos comprometendo qualidade da água”. “Essa barragem é
terra de ninguém, pois o estado não assume sua responsabilidade. Foi
feito relatório para Delegacia e APAC, mas os problemas continuam”. Ele
informou que quanto a animais mortos, o papel de retirada é da
Vigilância Sanitária do município. Afogados ainda não tem uma
Coordenação do órgão montada.
|
Por
Nill Júnior
|
Caro
amigo Nill Júnior, a OAB Subseccional de Afogados da Ingazeira abraçará
a campanha em defesa do Direito do Idoso, neste ano. Serão várias
atividades desempenhadas, inclusive com campanhas de esclarecimento.
Abraço,
Dilton Marcolino - OAB - Subseccioal Afogados
|
Por
Nill Júnior
|
Após
21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como tema
central a juventude, a CF 2013, na sua 50ª edição, terá a mesma
temática. A acolhida da temática “juventude” tem como objetivo ter mais
um elemento além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para fortalecer o
desejo de evangelização dos jovens.
O
presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro,
explicou que uma das metas principais da CF de 2013 é olhar a realidade
juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades, potencialidades e
propostas, como também os desafios que provocam atitudes e auxílios aos
jovens e aos adultos.
O
objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de
época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus
Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna,
fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
“Dentro
do sentido da palavra 'acolher' está o valorizar, o respeitar o jovem
que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser
esquecido”, destacou o presidente da Comissão da CNBB.
Na
Diocese lança a CF 2013 em duas celebrações. Uma aconteceu agora pela
manhã, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol. Às 18h, a
celebração será presidida pelo Padre Josenildo Nunes de Oliveira.
|
Por
Nill Júnior
|