sábado, 16 de fevereiro de 2013

PESQUISA MÚLTIPLA : POPULAÇÃO DE TUPARETAMA QUER MAIS ATENÇÃO NA AGRICULTURA, SAÚDE, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E OBRAS

O Instituto Múltipla aferiu através de pesquisa o diagnóstico administrativo de Tuparetama, importante cidade do Pajeú. De acordo com a pesquisa, que ouviu 300 pessoas de 15 a 18  de  Janeiro, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, com 30% das citações, é a prioridade número um de acordo com a pesquisa. Saúde teve 19% das citações, Desenvolvimento Social, 14% e Obras Públicas, 13%. Completam a lista de prioridades Educação (10%) e Serviços Urbanos (9%).  Não sabem ou não opinaram 5%.
A pesquisa também quis aferir qual a satisfação dos filhos de Tuparetama com os atuais serviços prestados pelo poder público. Verificou que nas áreas de Desenvolvimento social, inclusão digital, segurança, cidadania e valorização do funcionalismo público municipal(5,5) e Desenvolvimento econômico, agricultura e turismo (3,8),  a avaliação da população é abaixo da média. Com índice satisfatório, Serviços urbanos, meio ambiente, abastecimento e locomoção (6,7), Saúde (6,3), Educação, Cultura e Esportes (7,5) e Obras (6,0). A média geral foi 6,0.
A pesquisa dividiu em cada pasta subtemas e conseguiu aferir quais as atividades e serviços com maior e pior aceitação da população. Dentre os itens onde houve mais insatisfação qualificação do trabalhador (71%), Assistência ao produtor rural (74%), geração de emprego e renda (72%), Ensino Profissionalizante (63%), Inclusão digital (69%), atenção à pobreza (67%) e Obras de Combate à seca (60%).
No ranking de satisfação, as ações mais elogiadas foram coleta de lixo (79%), limpeza urbana (74%), Iluminação Pública (71%), conservação de mercado e açougue (68%), limpeza e discplinamento da feira (74%), limpeza do matadouro (67%), manutenção do estádio (69%), políticas para o trânsito (74%), prevenção de doenças (77%),Vigilância Sanitária (81%), Educação Infantil (90%), ensino fundamental (88%), EJA (80%) e pavimentação de ruas (81%).  
Novo  governo : 39% dos filhos de Tuparetama acreditam queDeva Pessoa fará gestão melhor que Sávio Torres. Já 33% acreditam que será igual, contra 14% que acham que ela será pior. Não sabem ou não opinaram, 14%.
Amor pela cidade : 51% da população da cidade considera Tuparetama um lugar bom para se viver. 11% a consideram regular  e 13% ótima para se morar, contra 12% que moram, mas a acham ruim de se viver e 9%, péssima. 54% estão otimistas em relação ao futuro da cidade e 73% não sairiam da cidade de jeito nenhum, contra 19% que sim.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 5,7 percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos moradores de Bairros: Bom Jesus, Dona Luzia, Da Maria, Santa Cecília, Centro, Vila São Jorge e São João.
Na Zona rural: Sitio Barriguda, Sitio Brauninha, Sitio Cacimbinha, Sitio Flocus, Sitio Lagoa das Varas, Sitio Bom Nome, Sitio Cajueiro, Sitio Cantinho de Baixo, Sitio Cantinho de Cima, Sitio Carnaúba, Sitio Jardim, Sitio Patrona, Sitio Pau Branco, Sitio Serrinha, Sitio Várzea Tapada, Sitio Xiquexique, Sitio Lagamar, Sitio Liberdade, Estrada Logradouro, Estrada Rancharia, Estrada da Redonda, Sitio Seixo, Estrada Valência, Sitio Bom Sucesso, Sitio 049,Sitio  Santa Rita, Sitio Caatinga, Sitio Cacimba Nova, Sitio Consulta, Sitio Garcia, Sitio Mata Verde, Sitio Ponta Direita, Sitio São João, Distrito Santa Rita, Sitio Augustinho, Estrada para Sitio Consulta, Sitio Queitatu, Estrada para Sitio Santa Rita, Sitio São Sebastião e Vila Cajueiro.
Por Nill Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário