quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

SERÁ SE DESTA VEZI RÃO ESCUTAR O PADRE???


PRESIDENTE DO CONSELHO DE USUÁRIOS DE BROTAS DIZ QUE ESTADO NÃO FAZ SUA PARTE E QUE BARRAGEM "É TERRA DE NINGUÉM"

 
Presidente do Conselho de Usuários da Barragem de Brotas, o Padre Luiz Marques Ferreira, Luizinho do Pajeú, afirmou que  o problema de animais na margem da Barragem de Brotas já foi informado às autoridades que são competentes para agir.
“A menos de um ano fazemos parte desse conselho e os problemas são muitos. Recebemos várias denúncias sobre uso não racional. Fizemos levantamento e identificamos quase 40 bombas, oficiamos a APAC e foi feito cadastramento dos usuários, que agora utilizam água racionalmente, com hidrômetros”.
Ele afirmou que em virtude da estiagem, é normal que mais animais procurem e leito de Brotas. “ Todos os seres vivos buscam sobrevivência. O animal não planeja mas busca viver”, afirmou, alegando que tem tido  contato com as polícias e outros órgãos informando, mas que não tem poder de polícia e que falta identificar os proprietários por parte de quem denuncia para que sejam citados.
“O Conselho denuncia e aconselha. Mas mesmo as polícias tem dificuldades de fiscalizar”. Segundo ele, os problemas denunciados apenas comprovam a ineficiência do estado. “O Conselho de Usuários é consultivo, não tem poder de polícia e tem encaminhado as questões. Mas o que acontece é que nem Governo do Estado, nem Prefeituras, ninguém cumpre seu papel, apesar dos encaminhamentos que fazemos”.  
Segundo ele, outros problemas graves são : pescaria desenfreada, assoreamento do leito, dejetos comprometendo qualidade da água”. “Essa barragem é terra de ninguém, pois o estado não assume sua responsabilidade. Foi feito relatório para Delegacia e APAC, mas os problemas continuam”. Ele informou que quanto a animais mortos, o papel de retirada é da Vigilância Sanitária do município. Afogados ainda não tem uma Coordenação do órgão montada.
Por Nill Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário